Escolha uma Página

A Governança Corporativa se encaixa como uma oportunidade de melhoria que deve ser aplicada em todos os processos da empresa

O mercado atual está cada vez mais exigente com as empresas. Embora vista de diferentes formas por cada um dos envolvidos no negócio, a Governança Corporativa mostra-se essencial.

Desde os principais stakeholders até os demais interessados, sejam eles: sócios, acionistas, conselho de administração e gerência, colaboradores, fornecedores, clientes, governo e instituições financeiras. A prática de mercado exige transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa nos processos e condutas das empresas.

A Governança Corporativa

A Governança Corporativa trabalha com a implementação de regras, controles, incentivos e monitoramento com o objetivo de assegurar que os comportamentos dos administradores estejam alinhados com os interesses das empresas. Um dos primeiros aspectos motivadores para a adoção do processo, é a necessidade de fomentar bons padrões para o negócio a fim de gerar melhor desempenho no mercado.

Uma empresa com Governança Corporativa implementada transmite maior credibilidade de resultados, aumenta seu valor e promove sua imagem diante de todos os grupos de interesse. Boas práticas de governança corporativa são capazes de reduzir os conflitos de interesses e o risco de manipulações de grupos específicos. Também diminui a incidência de decisões intempestivas dos membros da administração.

Adequações tornam financiamentos e investimentos mais acessíveis

Boas práticas de governança corporativa são capazes de tornar fontes de financiamentos mais acessíveis. Diversos organismos nacionais e internacionais dão preferência e melhores condições de financiamentos às empresas que tenham sólida governança corporativa implementada. Isto possibilita a aquisição de outros negócios o que gera crescimento mais rápido que o orgânico.

O mesmo acontece com o caso dos investidores. O mercado de capitais brasileiro vem apresentando fortalecimento e, com isso, tem se tornado uma alternativa de investimento até mesmo para pessoas físicas. Afinal, a baixa rentabilidade proporcionada por investimentos considerados seguros, como a poupança, tem feito com que ações e títulos de dívida se tornem opções cada vez mais atraentes.

Informações para uma boa Governança Corporativa

Nesse cenário, a obtenção de informações confiáveis e de qualidade é essencial para que os investidores consigam considerar o risco e a rentabilidade das empresas investidas e, assim, tomar decisões que maximizem o seu retorno.

Como se vê, cada setor tem uma justificativa para as diversas exigências. As novas exigências do mercado global têm levado a economia a um ambiente cada vez mais completo de gestão. Por esta razão é necessário que as organizações busquem melhorias contínuas.

Essas adequações podem ocorrer em relação ao produto, ao processo produtivo, à estrutura administrativa ou aos membros da organização. A Governança Corporativa é uma oportunidade de melhoria que pode ser aplicada em todos os processos da empresa.

Como sua empresa está trabalhando para atender às exigências do mercado?

Entre em contato conosco para tratar sobre Governança Corporativa da sua empresa!

Acompanhe o Escritório Anna Bastos também no Instagram!