Escolha uma Página

O conceito ESG representa uma evolução do que nos habituamos a chamar de sustentabilidade. Mas a ideia vai além. Entenda.

Muito mais que apenas a preocupação com a sustentabilidade, o termo ESG foi adotado para chamar a atenção tanto de empresários como potenciais investidores para os aspectos que deveriam ser considerados essenciais em um negócio.

Evolução da sustentabilidade

Para muitos, ESG remete à sustentabilidade. Mas não é o mesmo e o termo vai além: avalia as operações empresariais conforme os seus impactos em três eixos: responsabilidade ambiental, relacionamento social e governança. 

Dessa forma, o conceito representa uma evolução do que nos habituamos a chamar de sustentabilidade. Essa noção mais antiga ajudou a promover uma poderosa inflexão na forma de perceber a atividade econômica e suas consequências.

O trabalho de conscientização foi responsável por apontar os efeitos e sugerir correções com soluções viáveis que favorecessem tanto o meio ambiente, como o crescimento do negócio.

Conceito no meio empresarial

É fato que o conceito de sustentabilidade já foi visto com ceticismo e descrédito por muitos empresários por conta da sua origem no universo das ONG’s. Mas com a evolução, a concepção do termo representou a consolidação da ideia de sustentabilidade para além da dimensão ambiental.

Então, a ideia ficou mais clara quando foi ressaltada também a importância e os impactos das variáveis sociais e de governança. Além disso, o conceito induz a perspectiva de responsabilidade não mais como correção, mas como premissa e insumo da atividade econômica.

Desse modo, a inserção progressiva de novos valores leva à superação da ideia de que a busca pelo lucro e a preocupação com a sociedade não podem andar de mãos dadas.

Relevância do tema

Comprovadamente organizações com práticas “Governança Ambiental, Social e Corporativa” são mais eficientes, responsáveis e sustentáveis no uso dos recursos naturais, no desenvolvimento humano e na gestão da inovação. Além disso, são negócios que têm uma tendência maior de crescimento, se mantendo competitivo a longo prazo.

Não à toa o conceito tem sido cada vez mais relevante ao influenciar a tomada de decisões de investidores de todo o mundo. Isso porque as boas práticas adotadas estão diretamente ligadas aos resultados financeiros da empresa.

É o que aponta o Índice de Sustentabilidade Empresarial, o ISE. Essa métrica mostra o conjunto de empresas listadas na bolsa que se preocupam e realizam práticas ESG. De acordo com a definição do Ibovespa, o objetivo do ISE é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial.

Na prática, a ideia é “apoiar os investidores na tomada de decisão de investimento, induzindo as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas contribuem para a perenidade dos negócios”.

Essa nova realidade reflete uma evolução da sociedade, que vem se atentando cada vez mais para a importância de temas que vão além da já consolidada necessidade de sustentabilidade, como a diminuição das desigualdades sociais e o combate à corrupção.

Quer saber como implantar o conceito de ESG na sua empresa? Entre em contato e veja como podemos te ajudar a adotar as melhores práticas para o seu negócio.

Entre em contato e veja como podemos te ajudar a implantar essas práticas na sua empresa.

Escritório Anna Bastos

O Escritório Anna Bastos é bem mais que um escritório de advocacia. Nossa equipe trabalha com foco em resultado. Entender as demandas dos nossos clientes, trabalhar sempre em prol dos negócios, do aumento da competitividade, diminuição de custos, prevenção de riscos e adequação às normas é a nossa missão.

Nesse formato de planejamento empresarial, trabalhamos em conjunto com os clientes para identificação das vulnerabilidades, avaliação e tratamento das mesmas.

Toda empresa que preza pela saúde financeira e perenidade deveria incluir o planejamento jurídico na sua pauta e planejamento para o ano seguinte.

Acompanhe Anna Bastos Advocacia também no Instagram!