Escolha uma Página

Entenda o que é ESG, como funciona e que importância essa sigla pode ter para a sua empresa

Embora não seja uma novidade, a sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance / Ambiental, Social e Governança em Português) vem despontando como uma grande tendência no mercado. O tema é visto como uma reação importante das empresas frente aos desafios da sociedade atual. Entenda o que é ESG.

O que é ESG?

ESG é um índice que avalia as operações empresariais conforme os seus impactos em três eixos:  responsabilidade ambiental, relacionamento social e governança. Ou seja, ele se refere às melhores práticas de um negócio. Atualmente, ESG já é visto como um dos principais critérios para mensurar o desempenho de uma empresa.

É uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores e colaboradores. Além disso, o tema tem sido cada vez mais relevante ao influenciar a tomada de decisões de investidores de todo o mundo.

Isso porque é crescente a incorporação dos critérios ESG pelo mercado financeiro como um tipo de investimento, com a criação de índices e fundos específicos. Dessa forma, além de analisar os índices financeiros, o potencial investidor observa fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia. Afinal, essas questões também podem influenciar diretamente no desempenho dos negócios, atingindo também os lucros.

O significado de ESG letra por letra

Como dito anteriormente, a sigla em inglês se refere à Environmental, Social and Governance. Veja a tradução e a descrição de cada item para entender melhor o que é ESG:

Environmental (em português, Ambiental)

Diz respeito às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio ambiente e seu envolvimento com temas sobre a sustentabilidade, poluição, aquecimento global, desmatamento, escassez de água e gestão de resíduos, entre outros.

Neste ponto, analisa-se o envolvimento e posicionamento da empresa frente aos desafios ambientais contemporâneos como a pegada ecológica e a biocapacidade (demanda e uso de recursos naturais), mudanças climáticas, e crise hídrica.

Social

A preocupação da empresa com as pessoas que fazem parte da sua estrutura. Nesse contexto, falamos não só de clientes, funcionários, colaboradores e fornecedores, como a comunidade onde a empresa está inserida.

Desse modo, o tópico traz a preocupação, por exemplo, com a proteção de dados, assunto já discutido amplamente aqui no nosso site através da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, além da importância de engajamento da empresa em questões sobre direitos humanos, diversidade e inclusão.

Além disso, respeito aos direitos trabalhistas, bem estar dos funcionários, diversidade da equipe e relacionamento com a comunidade são outras práticas observadas dentro do tema social.

Faz-se importante destacar, sobre a importância da transparência digital da empresa, assegurando que o comportamento corporativo seja compatível com as questões sociais defendidas, tendo em vista a rápida difusão de notícias em mídias sociais capacitando aos consumidores e cidadãos maior interação com essas questões, e consequentemente maior reprovabilidade frente às ações negativas, ocasionando danos irreparáveis à empresa.

Governance (em português, Governança)

Se refere à administração de uma empresa com atenção à gestão de riscos. A prática de mercado exige transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa nos processos e condutas das empresas.

A Governança Corporativa trabalha com a implementação de regras, controles, incentivos e monitoramento com o objetivo de assegurar que os comportamentos dos administradores estejam alinhados com os interesses das empresas.

Nesse sentido, um dos primeiros aspectos motivadores para a adoção do processo, é a necessidade de fomentar bons padrões para o negócio a fim de gerar melhor desempenho no mercado.

Ficou alguma dúvida? Ao compreender o que é ESG, fica mais simples perceber qual a sua importância no dia a dia de uma empresa.

Entre em contato e veja como podemos te ajudar a implantar essas práticas na sua empresa.

Acompanhe Anna Bastos Advocacia também no Instagram!