Escolha uma Página

Já reparou como empresas bem sucedidas têm algumas características em comum? Elas costumam trabalhar com um alto padrão profissional e ético, criando credibilidade no mercado. Para chegar a esse patamar, é preciso estar em conformidade com as legislações e regulamentos internos e externos. Veja abaixo 5 melhorias que o programa de Compliance implementa em sua empresa:

1 – Melhora da imagem da empresa

Uma das principais melhorias implementadas pelo Programa de Compliance está relacionada à imagem da empresa. Com um programa bem implementado é possível perceber a melhora na reputação e credibilidade do negócio no mercado. Trata-se de um ciclo virtuoso de reflexos positivos na imagem da empresa tanto diante dos clientes, como dos colaboradores.

Mais consciente em relação a questões sustentáveis e éticas, o consumidor está cada vez mais exigente, cobrando posturas e comportamentos que reflitam esses preceitos. Nesse sentido, o programa de integridade é um aliado, garantindo que as normas que reverberam estes valores sejam cumpridas.

2- Redução de riscos jurídicos é uma das melhorias que o Programa de Compliance traz

Com o Compliance é possível reduzir os riscos jurídicos, uma vez que através dele a  segurança jurídica é aumentada significativamente e há regras claras para responsabilização de dirigentes e funcionários.

Riscos jurídicos reduzidos não são relacionados apenas à Lei Anticorrupção, mas também à regras da Receita Federal, Justiça do Trabalho e inúmeros decretos estaduais e municipais a serem cumpridos principalmente por empresas que participam de licitações. Riscos jurídicos aumentados =  diminuição de clientes e outros parceiros estratégicos no negocios e aumento de dívidas.   

3 – Aumento da produtividade

Com procedimentos e regras mais claras, com processos bem organizados, é notável o aumento da produtividade na empresa. Além disso, colaboradores satisfeitos produzem mais e melhor, dando maior eficiência à gestão.

Os níveis de estresse também costumam ser reduzidos, já que com o Compliance, o funcionário preocupa-se menos com as consequências de más condutas dos colegas.

4 – Maior atração de parceiros e investidores

Entre as grandes melhorias do Programa de Compliance está a atração de novos parceiros e investidores e o aumento da vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Sabemos que uma parceria estratégica com outra instituição pode ser a oportunidade de levar a empresa a outro patamar.

5 – Menos perdas é mais uma das melhorias que o Programa de Compliance oferece

Com a otimização dos processos, há uma redução drástica dos riscos de danos e perdas financeiras decorrentes de desvios e também desperdícios.

Quer experimentar essas melhorias? Entre em contato e veja como podemos te ajudar a implementar o Programa de Compliance e uma cultura de ética em sua empresa.

Entre em contato com nossa equipe e sabia mais sobre as práticas que podem garantir segurança ao seu negócio.

Acompanhe Anna Bastos também no Instagram!

Leia também: Como a LGPD impacta o setor de saúde e LGPD no varejo: veja como se adaptar

Planejamento Empresarial com o Escritório Anna Bastos

O Escritório Anna Bastos é bem mais que um escritório de advocacia. Nossa equipe trabalha com foco em resultado. Entender as demandas dos nossos clientes, trabalhar sempre em prol dos negócios, do aumento da competitividade, diminuição de custos, prevenção de riscos e adequação às normas é a nossa missão.

Nesse formato de planejamento empresarial, trabalhamos em conjunto com os clientes para identificação das vulnerabilidades, avaliação e tratamento das mesmas.

Toda empresa que preza pela saúde financeira e perenidade deveria incluir o planejamento jurídico na sua pauta e planejamento para o ano seguinte.

“A confiança e a transparência são os pilares que norteiam o nosso relacionamento e coadunam o desenvolvimento de atitudes inovadoras e proativas para a resolução dos problemas mais simples do dia a dia, como questões complexas e de grande impacto para os negócios”, explica Anna Bastos.

O alinhamento entre estratégia, jurídico e operação é imprescindível para a construção de negócios perenes.

E o planejamento jurídico dos seus negócios, como está?