Escolha uma Página

Entenda onde surgiu o termo e como o Compliance foi se estruturando até se tornar uma regra em tantos países

Compliance vem do verbo em inglês TO COMPLY, que significa estar de acordo, em conformidade com as regras externas (leis e normas) e internas (código de conduta e políticas). O termo Compliance surgiu num contexto de combate à corrupção no mundo.

Foi em 1977, com a criação do FPCA (Foreign Corrupt Practices Act), que coíbe pagamentos, oferta e promessa de pagamento de qualquer valor a funcionários públicos, candidatos a cargos políticos e partidos políticos estrangeiros.

Anos depois, em 1996, a OEA (Organização dos Estados Americanos) realiza a Convenção Interamericana contra a Corrupção dando mais um passo para o surgimento do Compliance como conhecemos hoje.

Baixe agora o ebook com a contextualização do Compliance no Brasil e no mundo e as legislações de cada Estado brasileiro!

Mudanças ao longo dos anos

Com o tempo o termo foi ganhando adaptações, podendo dizer hoje que Compliance significa ter uma conduta ética, sejam nos negócios públicos ou privados. 

Assim, um programa de Compliance surge para que uma empresa crie mecanismos capazes de assegurar o cumprimento das normas e penalidade por prática de atos ilícitos.

Você ainda não tem um Programa de Compliance na sua empresa? Entre em contato!

Acompanha Anna Bastos no Instagram!