Escolha uma Página

Veja quais são os primeiros passos para implantar a gestão ESG na empresa e entenda a importância das prática

ESG avalia as melhores práticas de um empreendimento na área ambiental, social e de governança. Atualmente é tido como um dos principais critérios para mensurar o desempenho de um negócio. Veja os passos para implantar a gestão ESG na empresa

Porque implantar a gestão ESG na sua empresa

Comprovadamente organizações com práticas ESG são mais eficientes, responsáveis e sustentáveis no uso dos recursos naturais, no desenvolvimento humano e na gestão da inovação. Além disso, são negócios que têm uma tendência maior de crescimento, se mantendo competitivo a longo prazo.

É fato que em meio a um cenário de crise, qualquer tema que não vise lucro ou mesmo a sobrevivência do negócio pode ser considerado como supérfluo. Mas a verdade é que a gestão ESG está diretamente ligada aos resultados financeiros da empresa.

Na dúvida, é só dar uma olhada na evolução dos resultados das ações do Ibovespa comparadas com o índice de Sustentabilidade Empresarial, o ISE. Esse índice mostra o conjunto de empresas listadas na bolsa que se preocupam e realizam práticas ESG.

Então mesmo que o interesse da empresa seja exclusivamente financeiro, ainda assim, é interessante implementar práticas de gestão mais preocupadas com o meio ambiente, com a sociedade e com a governança do seu negócio.

Isso porque você valoriza a imagem do negócio (tanto nacionalmente, como internacionalmente), ganha mais confiança dos investidores e fideliza clientes por meio do compartilhamento de valores. Além disso, trabalha o controle de riscos e atrai colaboradores mais comprometidos, aumentando a competitividade no mercado.

Por onde começar?

O primeiro passo, antes de tudo, é compreender o que é ESG, os critérios e práticas que envolve. Além disso, é preciso fazer um mapeamento da situação atual da empresa. Entendendo bem suas atividades como um todo (incluindo as questões ambientais, sociais e de governança já existentes), você pode analisar e averiguar onde aplicar melhores práticas. 

Ter o conhecimento pleno do negócio e do conceito de ESG na empresa é importante na hora de repassar e administrar as medidas junto aos colaboradores e fornecedores, por exemplo.

Assim, o próximo passo é montar uma comissão de ESG na empresa com representantes de diferentes setores. Essa equipe será responsável pela criação da estratégia. É importante também usar o programa de compliance para revisar as atividades já existentes e criar novas práticas e indicadores.

Na área ambiental, por exemplo, é preciso adotar práticas que diminuam os impactos ambientais. Sob o mesmo ponto de vista, na área social é necessário elaborar políticas de inclusão e diversidade. Por outro lado, na área de governança, devem ser criadas ações de combate à corrupção e disseminação de uma cultura de integridade.

Além disso, para implantar a gestão ESG em uma empresa é importante estar assessorado por profissionais com experiência no assunto. Entre em contato e veja como podemos te ajudar a adotar as melhores práticas para o seu negócio.

Ficou alguma dúvida? Ao compreender o que é ESG e como funciona ESG na empresa fica mais simples perceber qual a sua importância no dia a dia do seu negócio.

Entre em contato e veja como podemos te ajudar a implantar essas práticas na sua empresa.

Escritório Anna Bastos

O Escritório Anna Bastos é bem mais que um escritório de advocacia. Nossa equipe trabalha com foco em resultado. Entender as demandas dos nossos clientes, trabalhar sempre em prol dos negócios, do aumento da competitividade, diminuição de custos, prevenção de riscos e adequação às normas é a nossa missão.

Nesse formato de planejamento empresarial, trabalhamos em conjunto com os clientes para identificação das vulnerabilidades, avaliação e tratamento das mesmas.

Toda empresa que preza pela saúde financeira e perenidade deveria incluir o planejamento jurídico na sua pauta e planejamento para o ano seguinte.

Acompanhe Anna Bastos Advocacia também no Instagram!