Escolha uma Página

Entenda como as normas estabelecidas pelo Compliance podem ajudar na gestão dos colaboradores e na garantia de um ambiente saudável de trabalho

As normas previstas para uma empresa instituídas por meio de um programa de Compliance contribuem para um ambiente de mercado competitivo e ético. Seguir regras de conduta na gestão e na operação dá maior clareza e segurança aos processos. Do mesmo modo, o Compliance pode ajudar na gestão dos colaboradores e na garantia de um ecossistema de trabalho saudável.

Empresa tem um programa de integridade rodando de forma efetiva e preza pelo cumprimento das políticas e procedimentos nele previsto incentiva os colaboradores a seguirem os padrões comportamentais essenciais. Geralmente são regras que vão desde as mais simples, orientando procedimentos padrão, até aquelas mais voltadas à ética.

Como garantir o compliance na gestão de colaboradores:

Crie um código de conduta

Se a empresa ainda não tem um código de conduta esse seria a primeira providência necessária a ser tomada. Trata-se de um documento que contém normas mais genéricas e abrangem assuntos que depois deverão ser tratados de forma mais pormenorizada em políticas específicas.

O código de conduta possui, inclusive, algumas diretrizes que podem ser utilizadas pelo departamento de recursos humanos para os processos de contratação e demissão. É preciso muita responsabilidade ética para contratar, promover, demitir e gerenciar os colaboradores e as suas respectivas condutas internas.

Trouxemos o exemplo de uso no departamento pessoal mas no código de conduta estarão previstas regras práticas para diversos departamentos e situações da empresa. Todas tendo tendo como objetivos principais a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção, fraude, suborno, etc.

Dê visibilidade às regras

Para que as normas estabelecidas por meio de um programa de compliance auxiliem diretamente na gestão da empresa, é preciso dar visibilidade às regras, deixando claro todas as diretrizes relacionadas aos funcionários, clientes, fornecedores e todos os demais parceiros de negócio.

Os principais documentos deverão estar disponíveis no site da instituição e serem parte integrante de um novo contrato que será firmado.

Fiscalize o cumprimento

O monitoramento contínuo é aliado do programa de compliance. Assim, para garantir que a política seja aplicada com o máximo de eficiência, revise periodicamente processos e fiscalize atividades em que essas regras poderiam ser quebradas.

Além disso, é importante promover auditorias nos processos de contratação, aumentando a transparência das atividades.

Crie um canal para denúncias

Crie um canal para denúncias em que o denunciante tenha a opção de identificar-se ou não. Dessa forma, todos os parceiros de negócio terão um meio de comunicação seguro para relatar qualquer incidência contrária às políticas implementadas na empresa.

Promova a integração de novos funcionários

Ao contratar novos colaboradores, é importante que seja feita uma integração adequada destes tanto com a equipe quanto com as normas da empresa. Certifique-se que o novo funcionário foi instruído acerca das políticas vigentes na empresa e normas de compliance que deverá seguir.

Quer orientações para a implementação do Programa de Compliance na sua empresa? Entre em contato e veja como nossa equipe pode te ajudar nesse processo.

O Escritório Anna Bastos é bem mais que um escritório de advocacia. Nossa equipe trabalha com foco em resultado. Entender as demandas dos nossos clientes, trabalhar sempre em prol dos negócios, do aumento da competitividade, diminuição de custos, prevenção de riscos e adequação às normas é a nossa missão.

Nesse formato de planejamento empresarial, trabalhamos em conjunto com os clientes para identificação das vulnerabilidades, avaliação e tratamento das mesmas.

Toda empresa que preza pela saúde financeira e perenidade deveria incluir o planejamento jurídico na sua pauta e planejamento para o ano seguinte.

Acompanhe Anna Bastos Advocacia também no Instagram!