Escolha uma Página

O trabalho do advogado na implantação do ESG é essencial para aplicação das melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) dentro de uma empresa

Já falamos por aqui sobre a importância da adoção de melhores práticas na área ambiental, social e de governança. Essas adaptações atendem a critérios estabelecidos dentro do conceito de ESG e que são cada vez mais valorizados no mercado. Mas você sabe qual o papel do advogado na implantação do ESG dentro de uma instituição?

Preciso de um advogado na implantação do ESG?

Sim, o papel do advogado é essencial para a implementação das melhores práticas ambientais, sociais e de governança dentro de uma empresa ou instituição. Frente à necessidade cada vez mais urgente de adaptação às exigências do mercado, é fundamental o auxílio de um profissional no diagnóstico especializado e na construção de políticas e procedimentos internos.

Cada vez mais, o clamor dos investidores e consumidores estão levando as empresas a se reinventarem e considerarem a sustentabilidade corporativa em seus modelos de negócio. A pressão do mercado não é em vão, uma vez que comprovadamente, as empresas que adotam critérios ESG performam melhor a longo prazo.

Cabe ao advogado, por exemplo, orientar sobre a forma mais eficiente e segura de tratar dos critérios ESG nos seus estatutos, contratos, planejamentos estratégicos e na publicidade que fazem dos seus produtos e serviços. Um erro nesses detalhes pode colocar tudo a perder.

Nesse sentido, é preciso analisar processo por processo dentro de cada uma das 3 áreas (sustentabilidade, social e governança), tendo em vista que esses critérios são avaliados e mensurados pelo mercado, norteando a aplicação de investimentos e o direcionamento de recursos.

Além disso, com o suporte jurídico, identifica-se e prioriza adequações à exigências que podem passar batido, considerando que as regras e o ordenamento jurídico estão em constante mudança e ampliação.

Mudanças na cultura organizacional

Outra tarefa importante para atuação do advogado na implantação do ESG dentro da empresa é a de transformar as questões relacionadas a direito trabalhista e ambiental em questões estratégicas. Ou seja, é algo que vai além de uma conformidade legal, é uma mudança na cultura organizacional.

Isso porque para alcançar resultados reais na performance da empresa, os padrões ESG não devem ser vistos apenas como deveres, mas sim como uma meta a ser alcançada.

Desse modo, o advogado trabalha na execução de uma estratégia corporativa, buscando os melhores resultados. Em resumo, o papel do advogado é o de concretizar as estratégias ESG da empresa. Isso, é claro, buscando o menor risco possível, trazendo competitividade e vida longa ao modelo de negócio do cliente.

Entre em contato e veja como nossa equipe pode te ajudar a implementar as práticas ESG na sua empresa.

Para saber mais sobre o tema, acesse a página inicial de notícias da equipe Anna Bastos.

Se sua empresa precisar de consultoria para se adequar às práticas da ESG, entre em contato. O Escritório Anna Bastos tem equipe especializada no tema para consultoria de negócios.

Acompanhe Anna Bastos Advocacia também no Instagram!

Quem somos

O Escritório Anna Bastos é bem mais que um escritório de advocacia. Voc~e vai contar com uma equipe de advogados especialistas em negócios internacionais com parceiros estratégicos em diferentes continentes. Negócios internacionais desenvolvidos com visão estratégica, de forma segura e desburocratizada.

Nossa equipe trabalha com foco em resultado. Entender as demandas dos clientes, trabalhar sempre em prol dos negócios, do aumento da competitividade, diminuição de custos, prevenção de riscos e adequação às normas é a nossa missão.

Anna Bastos é especialista em Negócios Internacionais e Gestão de Riscos e Compliance.

Deborah do Valle é especialista em Propriedade Intelectual e em Gestão de Projetos de Compliance